2007/01/05


Chefchaouen - Marrocos

Mais do que um simples sistema de comunicação, a língua árabe é considerada uma verdadeira forma de arte!

Esta língua é falada por mais de 200 milhões de pessoas. Pertence à família linguística Semita e originalmente era apenas falada no Norte de África e Médio Oriente. Nos últimos séculos, com o advento do Islão, passou também a ser usada no seio de todas as comunidades islâmicas do mundo, tal como o Latim no contexto cristão, tornando-se na referência religiosa e cultural de todas essas comunidades. Para isto contribuíu também o facto do Alcorão estar escrito em Árabe - o livro sagrado do Islão é, de resto, um dos expoentes literários desta língua.

Dos sete séculos de presença árabe na Península Ibérica (em Portugal, até 1249, quando Afonso III terminou a conquista do Algarve; em Espanha, até 1492, quando os Reis Católicos ocuparam Granada) resultaram inúmeras influências, principalmente a nível arquitectónico e linguístico.

Tal como, por exemplo, o Hebraico, uma das mais antigas línguas do mundo, o Árabe escreve-se da direita para a esquerda. O alfabeto, designado por alifato (porque a primeira letra é o alif), é constituído por 28 letras que mudam de forma conforme a sua posição dentro da palavra e das letras que a rodeiam. Algumas letras aparecem obrigatoriamente anexadas a outras; outras podem aparecer individualmente. As vogais são indicadas por sinais colocados sob ou sobre as consoantes. Não há letras especiais, como letras maiúsculas para indicar nomes próprios ou o começo de frases.

A pronúncia desta língua inclui uma variedade de sons guturais que são formados, na sua maioria, por processos completamente diferentes dos da maior parte das línguas europeias. A gramática, no entanto, é relativamente linear. Tem apenas dois tempos verbais, e a conjugação dos verbos é regular. Os nomes estão sujeitos a casos, mas apenas três: nominativo, genitivo, e acusativo.

Da numeração árabe original desenvolveu-se o sistema de numeração ocidental, o qual, apesar das múltiplas alterações introduzidas ao longo dos séculos, é ainda hoje designado "árabe", por oposição aos numerais romanos ou latinos.


(clicar na imagem para ampliar!)

.

Sem comentários: